A profissão

O dia 30 de setembro é dedicado à comemoração do profissional de secretariado, presente em praticamente todas as organizações e sendo considerada pela ONU uma entre as três profissões que mais crescem no mundo.

Dentre os profissionais que buscam acompanhar as demandas do mercado de trabalho, o secretário ganha destaque. A profissão desenvolveu-se profundamente especialmente nas duas últimas décadas. Atender ao telefone, escrever cartas e anotar recados era básico e fundamental em meados de 1950, quando o secretário começou a ser mais requisitado no Brasil. Contudo, tais habilidades e técnicas não são suficientes para caracterizar um secretário competente no cenário atual, é preciso oferecer mais do que a simples execução de tarefas rotineiras.

O aprimoramento do perfil profissional vem ocorrendo em consonância com as mudanças exigidas pela sociedade do conhecimento e pelas organizações contemporâneas. Às habilidades técnicas foram agregadas competências conceituais, sociais e comportamentais, como a capacidade de analisar, questionar e julgar as situações, visualizando o todo organizacional, tomando decisões com responsabilidade e desenvolvendo estratégias.

Além disso, habilidades de se comunicar e negociar, inclusive em outros idiomas, de conduzir pessoas, de gerenciar conflitos, de planejar, organizar e controlar processos, de relacionar-se de forma intra e interpessoal, de ser proativo, constituem o perfil dos secretários executivos. Assim sendo, este profissional exerce papel de assessor e gestor no ambiente em que está inserido e contribui no alcance dos objetivos organizacionais, sobretudo, ao conciliar conhecimentos técnicos e competências humanas, ambos fundamentais às organizações modernas.

Tais transformações no perfil e atuação do secretário contribuíram para seu reconhecimento como um profissional chave nas organizações, ampliando sobremaneira o seu campo de trabalho. (Fonte UPF).


© 2018 SINDICATO DAS SECRETÁRIAS E SECRETÁRIOS DO ESTADO DO CEARÁ - SINDSECE.
Rua Pereira Filgueiras, 2020 - Sala 508 - Edifício P&G Center
Aldeota - Fortaleza - Ceará - CEP: 60.160-194 contato@sindsece.com.br
Fone: (85) 3454-2425 (segunda à quinta - das 13h às 16h)